Dificuldades de leitura e escrita
Sou investigadora no domínio da Psicologia Educacional, no tema de dificuldades de leitura e escrita. Em termos internacionais, desenvolveram-se desde os anos 40, múltiplas fórmulas para calcular a designada "readability". Existem mesmo ferramentas disponíveis na rede (online)para determinar o grau de dificuldade ou acessibilidade de um texto.Isso permite melhorar o texto, aprender a escrever de forma mais acessível, legível, em função do público-alvo. Em termos educacionais,determinar o grau de legibilidade (alguns usam "leiturabilidade", que não existe, eu preferiria "acessibilidade") pode ser particularmente importante na produção de manuais escolares, na selecção de textos para provas de avaliação ou para procedimentos de investigação. No entanto,ainda não encontrei nenhum estudo ou trabalho que sugira fórmulas de cálculo adaptadas ou desenvolvidas para a Língua Portuguesa. Quando muito, nos poucos estudos que encontrei até agora, os autores limitam-se a utilizar uma das fórmulas para língua inglesa. Mas isso não nos assegura a adequação à nossa língua. Urge produzir normas, urge divulgar este assunto.
Que ajuda me podem dar neste sentido? Sabem de algum procedimento ou estudo disponível?
