DÚVIDAS

A nova terminologia linguística e o ensino superior

A TLEBS aplica-se aos ensinos básico e secundário.

No entanto, no caso de alunos que tenham estudado o Conhecimento Explícito da Língua, através da nova terminologia e que no ensino superior tenham as disciplinas como Sintaxe e Semântica do Português, Linguística, etc., vão, neste caso, voltar a estudar a antiga terminologia? A minha questão é se o ensino superior está, atualmente, em articulação com a TLEBS.

Resposta

A TLEBS e a sua revisão, o Dicionário Terminológico, destinam-se a apoiar o conhecimento explícito da gramática no ensino básico e secundário em Portugal. Não se trata de uma terminologia destinada ao ensino superior, o que não significa que neste grau ela não venha a ser conhecida, dado esperar-se que, dentro de alguns anos, os estudantes universitários tenham tomado contacto com essa terminologia no seu percurso anterior.

Em todo o caso, não me parece que tenha de existir a articulação que a consulente acaba por sugerir, porque, em contexto universitário, os quadros teóricos a abordar nas disciplinas ou cadeiras de Linguística terão as suas próprias terminologias.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa