Está já dicionarizado o termo videofone: sistema de comunicação telefónica com transmissão da voz e imagem dos interlocutores (Houaiss-por.e.). Mas videofone também está dicionarizado como aparelho que usa o sistema videofone; assim, penso que videofonia para designar o sistema será preferível. Logo, transmissão por videofonia será válido quer para sistemas fixos quer para móveis.
A distinção com o elemento `tele-´ para os sistemas fixos e sem `tele-´ para os móveis não me parece tecnicamente justificável, pois que ambos são `tele-´ (repare que telemóvel já está consagrado para os aparelhos móveis). No entanto, é facto que o termo `telefonia´ terá associações no nosso espírito às telefonias fixas (as móveis passaram a chamar-se rádios portáteis, não foi?). Assim, embora não me agrade, poderá aceitar-se o critério que indica, se os conceitos respectivos estiverem já suficientemente fixados nos hábitos linguísticos da comunidade que os utiliza.
Tratando-se de termos a estabelecer, parece-me que seria preferível juntar os modificadores `fixo´ ou `móvel´ a videofone/videofonia para distinguir os sistemas, exemplo: videofone fixo, videofone móvel, quando puder haver confusão. E não vejo que seja imperativo usar uma única palavra.
Ao seu dispor,