Aparentemente esta pergunta está fora do âmbito de Ciberdúvidas. No entanto, se pensarmos bem, trata-se de avaliar a propriedade de aplicação de um termo do léxico, assunto poucas vezes devidamente ponderado, e, afinal, de enorme importância numa mensagem com qualidade (propriedade que, por exemplo, não me canso de admirar em Padre António Vieira).
No caso em apreço, uma consulta ao dicionário permite-nos concluir que a palavra face, na acepção matemática, significa: `cada uma das faces planas da superfície de um poliedro´. Então, como a esfera não tem faces planas, devemos dizer obviamente: `a superfície da esfera´, ou `a esfera tem uma superfície curva´.
Podia ficar por aqui, colega e companheira de estudo, mas, para avaliarmos a riqueza da nossa língua, pensemos agora numa esfera que tem o hemisfério lateral esquerdo pintado de vermelho e o outro pintado de verde. Então, haveria propriedade, no uso de face, numa expressão do tipo: `a face vermelha da superfície desta esfera´, em que face teria agora a acepção de aspecto, parte, lado.
A nossa língua, se for tratada com conhecimento e cuidado, permite uma enorme versatilidade.
Ao seu dispor,