Soldado / soldada? - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Soldado / soldada?

Sobre a resposta do dr. Peixoto da Fonseca acerca dos femininos dos cargos militares, ficou-me uma dúvida: e "soldada" aceita-se? Lembro que, cada vez mais, as vemos por aí fardadas...

Até há vinte/vinte e cinco anos também não se aceitava ministra ou primeira-ministra e, com cada vez mais mulheres na política, são palavras perfeitamente consagradas.

Obrigado.

A. P. Braga Lisboa, Portugal 7K

Julgo que tal feminino não pegará, dado que soldada já é muito conhecido como «estipêndio, foro, recompensa, prémio». É possível que se mantenha soldado mesmo para o sexo «fraco», que se diga, por exemplo, «esta mulher é soldado do nosso exército». A ver vamos!

F. V. Peixoto da Fonseca