Sócio(s) ‘vs.’ associado(s) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Sócio(s) ‘vs.’ associado(s)

Pode chamar-se “associado” ou “sócio” de associação sem fins lucrativos e com pagamentos de quotas? Dizem-me que neste caso é o associado que paga quotas. O sócio paga quotas de associação/clube com fins lucrativos.

Maria de Jesus Pissarra Portugal 6K

Basicamente, sócio significa «companheiro». Por isso, os membros das associações e dos clubes desportivos são vulgarmente denominados sócios. Contudo, no caso das associações, a designação mais apropriada será associados. A palavra quota possui vários significados: parte do capital de uma sociedade comercial; contribuição de cada indivíduo para um determinado fim; quinhão etc. Há vários tipos de empresas. As sociedades por quotas, normalmente com um pequeno número de proprietários que são, vulgarmente, designados por sócios. As participações do capital são designadas por quotas. As sociedades anónimas têm o capital dividido por acções, e os proprietários são designados por accionistas. Nestas sociedades, as acções ou participações de capital podem transitar com facilidade, especialmente se estiverem cotadas em bolsa. Nas sociedades comerciais, as quotas dos sócios são participações de capital e podem ser transaccionadas com os valores acordados entre os que querem comprar e os que querem vender. Nas associações e nos clubes desportivos, as quotas não são reembolsáveis porque constituem apenas contribuições para as despesas necessárias ao respectivo funcionamento.

A. Tavares Louro