Sobre concordâncias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Sobre concordâncias

Dizemos: «Gotas de água pesadas e frias», ou «Gotas de água pesada e fria»?

Lina Freitas Professora Funchal, Portugal 1K

A concordância gramatical faz-se com o nome que é núcleo do grupo nominal. No caso em análise, o núcleo é gotas. Por isso, a concordância é feita com esse nome, pelo que os adjetivos deverão estar no plural: «Gotas de água pesadas e frias

Isso não impede, todavia, que, em determinados contextos, a concordância possa ser feita com o nome mais encaixado, ou seja, com o nome que se encontra ligado ao núcleo. Na presente situação, seria água. Este tipo de concordância, a que se dá o nome de silepse, é um recurso estilístico usado sempre que se pretende dar destaque a um nome que não seja o núcleo, alterando, de algum modo, o sentido geral. Assim, em «Gotas de água pesadas e frias», o foco da mensagem está em gotas, ao passo que, se se disser «Gotas de água pesada e fria», o destaque vai para água.

Edite Prada