DÚVIDAS

Simbolismo

Me chamo Danielle, sou do RJ, e faço cursinho pre vestibular. Eu tenho uma dificuldade imensa com literatura, principalmente com Simbolismo, então eu resolvi escrever pra vocês me darem uma luz!!! Quem sabe com exemplos de letras de música eu consiga aprender isso?
Conto muito mesmo com a ajuda de vocês!

Resposta

O Simbolismo, enquanto corrente poética, é um movimento que vai, sensivelmente, de 1880 (no caso francês) ou 1890 (no caso português) até 1915 (a geração do Orpheu, embora o Fernando Pessoa ortónimo tenha ainda marcas simbolistas). Como, para muitos, o único simbolista é Camilo Pessanha, teríamos de datar de 1920, com o livro de poemas Clepsydra, este limite.

Para uns, o Universo é tecido de analogias, de estranhas ou imprevisíveis «correspondências» (termo de Baudelaire), de verdades profundas concretizadas sob a forma literária de símbolo; para outros, sobretudo quando a lírica é superficial, na base de assonâncias e jogos verbais, em que ganha o ouvido (como quando se aposta em aliterações sucessivas), é preciso caracterizar um conjunto de poetas enquanto interessados no vago e intangível; amantes do crepúsculo e do Outono, diluindo as sensações, de fundo melancólico e mesmo pessimista, o que nos torna a vida algo de passageiro.

Remetemos para o verbete «Simbolismo» no Dicionário de Literatura, de Jacinto do Prado Coelho, onde este acrescenta, como características do movimento, a «temática do tédio e da desilusão; distanciamento do Real, egotismo aristocrático, e subtil análise de cambiantes sensoriais e afectivos», etc. A música que resulta de jogos vocálicos e outros, como da sobreposição de sensações, ou sinestesias (como dizer «um ruído azul»), bem como invenções formais, sobretudo adjectivos raros e inesperados, é um aspecto menor, o que não deixou de, em 1890, com «Oaristos», tomar Eugénio de Castro como introdutor do Simbolismo em Portugal. No campo da música, há um poema de José Afonso, e por este cantado, cuja letra («Era um redondo vocábulo») poderia aplicar-se aqui.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa