DÚVIDAS

Se chama ou chama-se?

Se o v/ (louvável) objectivo é ajudar-nos a bem falar português, não vos parece que frase do tipo daquela que consta da v/ resposta a "penalty", qualquer coisa como (cito de memória): "...para o que em Portugal chama-se...", em vez de "...para o que em Portugal se chama..." não são o melhor contributo possível, pelo menos para o português de Portugal? Podiam, pelo menos, dar duas respostas, ou indicar que a resposta é dada por alguém que fala português do Brasil, não vos parece?

Resposta

Realmente, no português de Portugal usa-se a forma indicada pela consulente. Mas em nenhum momento eu escondi o facto (fato, na minha terra) de ser brasileiro. Até está escrito na apresentação do Ciberdúvidas: «Amílcar Caffé – cidadão brasileiro, mestre em literaturas modernas». Por mais que eu tente, ocasionalmente me escapam algumas interferências da forma de escrever do torrão natal – apesar de os colegas desta página se dedicarem a verter para a forma actualmente utilizada neste pequeno rectângulo no qual me encontro. De qualquer modo, Ciberdúvidas adopta na sua orientação ambas as normas desta nossa língua comum: a brasileira e a portuguesa.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa