Se chama ou chama-se? - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Se chama ou chama-se?

Se o v/ (louvável) objectivo é ajudar-nos a bem falar português, não vos parece que frase do tipo daquela que consta da v/ resposta a "penalty", qualquer coisa como (cito de memória): "...para o que em Portugal chama-se...", em vez de "...para o que em Portugal se chama..." não são o melhor contributo possível, pelo menos para o português de Portugal? Podiam, pelo menos, dar duas respostas, ou indicar que a resposta é dada por alguém que fala português do Brasil, não vos parece?

Ana Mateus Luxemburgo 21K

Realmente, no português de Portugal usa-se a forma indicada pela consulente. Mas em nenhum momento eu escondi o facto (fato, na minha terra) de ser brasileiro. Até está escrito na apresentação do Ciberdúvidas: «Amílcar Caffé – cidadão brasileiro, mestre em literaturas modernas». Por mais que eu tente, ocasionalmente me escapam algumas interferências da forma de escrever do torrão natal – apesar de os colegas desta página se dedicarem a verter para a forma actualmente utilizada neste pequeno rectângulo no qual me encontro. De qualquer modo, Ciberdúvidas adopta na sua orientação ambas as normas desta nossa língua comum: a brasileira e a portuguesa.

Amílcar Caffé