DÚVIDAS

Rodar a baiana / chover canivetes

Eu gostaria de saber, quanto antes, por favor, se o significado das seguintes expressões está correto: "roda a baiana" (reverter uma situação, reagir) e "chover canivete" (chover muito). Há quem diga que "rodar a baiana" é fazer escândalo e que "chover canivete" é um milagre. Quem está correto?

Também gostaria de saber, se a seguinte frase está correta: "Há anos morava naquela rua." Ou seria: "Havia anos morava naquela rua"? As duas formas estão corretas? Encontrei a primeira em um livro didático de português.

Muito obrigada.

Resposta

Rodar a baiana, segundo o Aurélio, é: «reagir de modo intempestivo e com estardalhaço, e dizendo tudo que vem à mente». Portanto, quem diz que significa «fazer escândalo» tem alguma razão.

Também de acordo com o Aurélio, Nem que chovam canivetes quer dizer: «Aconteça o que acontecer; haja o que houver». E exemplifica: «Cumprirei a tarefa, nem que chovam canivetes

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa