Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Reaccionário

A palavra reaccionário é a única palavra que conheço da nossa língua que se pode designar por «falsa amiga».
Todos pensam que significa uma coisa, mas afinal quer dizer precisamente o contrário.
A que se deve isso? Qual a sua origem?
Há casos semelhantes no Português actual?

Tiago Nené Portugal 5K

No que respeita a reaccionário, não me parece que seja verdade que «todos pensem que significa uma coisa, mas afinal quer dizer precisamente o contrário».
As pessoas cultas não pensam assim, porque sabem que os dicionários ensinam que o vocábulo reaccionário significa o seguinte:
a) É aquele que defende um sistema político contrário ao progresso ou à mudança social, resistindo às tendências revolucionárias.
b) É aquele que revela uma posição conservadora.
c) É o defensor de um sistema político contrário aos avanços e transformações sociais, resistindo às tendências revolucionárias.
d) É o indivíduo antiliberal.
É claro que há pessoas que pensam outra coisa acerca do que seja um reaccionário. E a que se deve isto? Deve-se à falta de cultura. É nesta falta que está a origem de se enganarem acerca do significado de reaccionário.

José Neves Henriques