DÚVIDAS

e réu

Gostaria de esclarecer uma questão relativa à flexão dos nomes no feminino. Há casos em que é usada uma palavra diferente para se fazer o feminino (homem/mulher). No caso ré – réu é a mesma situação ou trata-se duma redução morfológica, passando o processo a ser diferente?

Muito obrigada.

Resposta

As flexões dos nomes femininos podem ter origem em diferentes factos históricos.

O latim recebeu influências de outras línguas, nomeadamente orientais, itálicas, helénicas e germânicas, e, por isso, surgiram flexões femininas de origens diferentes ao longo dos tempos.

As palavras réu e têm a mesma raiz em latim: ‘reu’ e ‘rea’. A evolução do Latim para o Português é que determinou que o feminino se afastasse do masculino. A sílaba tónica re absorveu a vogal da sílaba átona e assim deixou de existir a desinência a que é a marca mais vulgar do feminino.

N. E. – Além de , com o sentido de «mulher acusada de crime», também temos (do latim ‘retro’, «atrás»), «parte do navio que vai da popa ao mastro grande; parte traseira; retaguarda; [Brasil] marcha-atrás», e (da 1.ª sílaba da palavra ‘resonáre’), «segunda nota da escala musical natural».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa