DÚVIDAS

Prioridade, prioritário e derivados mal formados

Uma vez que o tema priorizar/prioritizar já foi abordado no Ciberdúvidas, tomo a liberdade de partilhar convosco a seguinte curiosidade: na Resolução do Conselho de Ministros n.º 53/2004, de 21 de Abril (que operacionaliza a reforma da Administração Pública), publicada na I Série-B do “Diário da República”, são utilizados várias vezes os termos "prioritário/a" e "prioritização". Na página 2408, por exemplo, aparece o título "Critérios a considerar para a prioritização de processos associados ao utente" e a frase «Esta reflexão deverá ser orientada de acordo com as vertentes de prioritização anteriormente referidas.»

Confesso que o termo "prioritização" me fere um pouco os ouvidos, mas parece-me que será rapidamente "disseminado", por via da influência que este diploma terá na elaboração de planos e relatórios de actividades em toda a Administração Pública.

Desculpem o tempo que lhes tomo, especialmente porque a questão já foi devidamente esclarecida pelo Ciberdúvidas.

Muito obrigada pelo excelente apoio que diariamente disponibilizam.

Resposta

Por mim só aceito prioridade e prioritário, considerando neologismos mal construídos priorizar, prioritizar e prioritização, que oxalá não peguem!
Acho preferível dizer dar prioridade em vez dos dois verbos, e, em vez do último termo, utilizar atribuição de prioridade ou de precedência.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa