DÚVIDAS

Preposição: até

Aprendi português nos Estados Unidos há anos e continuo fazendo um grande esforço para manter a língua ativa [em Portugal, activa]. Leio jornais e revistas e tento escutar programas de rádio através da internet. A minha pergunta é a seguinte: Acho que encontrei várias vezes o emprego da preposição até para indicar o último prazo para a realização de alguma coisa. Já procurei em vários livros gramaticais e acho que fazem alguma referência à ideia mas não fica claro nesta acepção.
   Agradeceria muito se me esclarecesse esta acepção, se, de fato [facto, em Portugal], existe. Também agradeceria alguns exemplos.
   Muitíssimo obrigada.

Resposta

A preposição até indica um limite: de tempo; no espaço; ou nos actos que praticamos. Exemplos:
   «Tens de fazer o trabalho de casa até amanhã.»
   «Correu até ficar exausto.»
   «Ramalho Eanes foi Presidente da República Portuguesa de 1976 até 1985.» Variante: «...de 1976 a 1985.»
   «Caminhou até ao cinema.» Construção recomendada no Brasil: «...da escola até o cinema.» Caiu em desuso no português europeu, mas, além de estar abonada por clássicos, tem a vantagem de evitar a preposição a (ao = prep. a + artigo definido o).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa