Segundo Celso Cunha e Lindley Cintra (Nova Gramática do Português Contemporâneo, 17.ª ed., Lisboa, Sá da Costa, 2002, p. 588), «na escrita, as interjeições vêm de regra acompanhadas de ponto de exclamação (!)», uma vez que a reacção emotiva expressa pela interjeição pressupõe a utilização de um sinal de pontuação cuja entoação acentue «a inflexão da voz e a duração das pausas pedidas por certas formas exclamativas», de modo a «sugerir a mímica emocional que as acompanha» (idem, p. 653).
Se tivermos em conta também que o ponto de exclamação, enquanto sinal de valor melódico, pretende recriar as diferentes tonalidades da inflexão exclamativa e, consequentemente, representar sentimentos, emoções ou reacções fortes do sujeito que enuncia a frase, evidenciando-se como «expressão de espanto, de surpresa, de alegria, de entusiasmo, de cólera, de dor, de súplica, ou de outra natureza» (idem, p. 652), apercebemo-nos de que a 3.ª frase apresentada pelo consulente – «Ah! Que bom você ter vindo!» –, em que o ponto de exclamação surge, em primeiro lugar, após a interjeição «Ah» e, depois, a pospor um enunciado em que estão evidentes sentimentos de alegria, de espanto e de surpresa, é a frase mais correcta.
Não podemos esquecer-nos também de que essa frase tem a particularidade de concentrar dois enunciados que transparecem sentimentos súbitos e espontâneos cuja representação gráfica se manifesta através do ponto de exclamação. Por um lado, pela singularidade que caracteriza qualquer interjeição que, «espécie de grito com que traduzimos de modo vivo as emoções» (idem, p. 587), equivale a «frases emocionais» (idem, p. 588). E a interjeição «Ah» é classificada por Cunha e Cintra como uma interjeição de alegria, de espanto ou de surpresa (p. 587), o que nos retira qualquer dúvida que ainda pudéssemos ter sobre a legitimidade da utilização do ponto de exclamação! Por outro lado, a expressão «Que bom você ter vindo» explicita a reacção do sujeito e acentua o entusiasmo com que foi dito, o que implica a utilização do sinal de pontuação de entoação exclamativa que traduza o efeito desejado.