Dentre todas as riquezas que fazem parte do património da língua portuguesa, na minha opinião, a maior delas é a diversidade de registos culturais em que essa língua pode se expressar: há o português europeu (PE), o português brasileiro (PB) e ainda as outras variantes africanas. Esse dinamismo sugere que repensemos a noção de correcto ou incorrecto, ou melhor, a noção de desvio da norma culta. Não existe nenhum "brasileirês" que tenha suscitado a sua dúvida. Mas um brasileirismo talvez...
Mário Vilela no seu Dicionário de Português Básico indica que o verbo participar, no sentido de «ter parte», «tomar parte», «ser parte integrante de», «intervir» , rege obrigatoriamente as preposições em (sobretudo) e de (menos freqüente). Nesse sentido, a frase «(...) pode participar numa liga virtual» está mais próxima da norma. Os exemplos apresentados pelo autor são claros: «– Participaste nos jogos florais?» e «Ele participa na Assembleia Municipal». Os outros sentidos para o verbo participar (comunicar, fazer uma queixa, saber, anunciar, transmitir) regem as preposições de ou a e não nos interessa aqui para a nossa questão.
No caso do Brasil, conforme se pode observar em alguns exemplos do Dicionário Houaiss, a preferência brasileira inclina-se para o uso quase absoluto da preposição de exactamente nos casos em que a norma europeia da língua indica em. Com excepção nos casos em que o verbo participar (significando fazer saber, comunicar, informar) se apresenta como transitivo directo e bitransitivo. Por exemplo: «Participou o novo endereço» e «participaram a gravidez aos novos avós».
Nos outros exemplos citados pelos autores do Houaiss, onde aparece participar com o significado de «tomar parte em», «compartilhar», «ter parte em» e «partilhar» é manifesta a opção pela uso da preposição de. P. ex.: «Participar das manifestações pela paz» ou «Participar dos incentivos fiscais».
Como vemos, a obediência à norma culta depende profundamente do hemisfério cultural da língua portuguesa em que nos encontramos. E entre as duas preposições regidas pelo verbo participar está todo o Oceano Atlântico. A ponte sobre esse oceano é a língua portuguesa.