DÚVIDAS

Pisístrato

Sou professor e, também, estudante de literatura helênica. Ao ler um texto de Albin Lesky deparei-me com a seguinte expressão: «importância da redação pisistrática...». Não consegui me localizar no contexto, embora tenha pesquisado alguns dicionários como Houaiss e Michaellis, dentre tantos outros.

Vocês poderiam definir para o significado da expressão no contexto geral, assim como, o do vocábulo “pisistrática”.

A referência bibliográfica da citação está em História da Literatura Grega, tradução de Manuel Losa, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1995, página 51.

Agradeceria, se me enviassem a referência bibliográfica.

Agradeço-lhes os préstimos. Congratulações pela página atual.

Resposta

Pela pergunta que nos é feita, parece-nos que pisistrática é a forma feminina do adjectivo pisistrático, relativo a Pisístrato, sobre o qual podemos dar as seguintes informações:

Pisístrato – Tirano de Atenas (cerca de 600 a 527 antes de Cristo), contemporâneo de Sólon. Foi expulso de Atenas por Licurgo e Mégacles.

Pisístrato conseguiu posteriormente recuperar o poder. Mandou reunir e publicar as rapsódias homéricas.

Não encontrámos registo do adjectivo "pisistrático" ou "pisistrática", mas é evidente que está bem dentro das regras da língua portuguesa.

Pode ter tido uso entre académicos sem ter entrado nos dicionários.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa