Pensamento pedagógico grego
Onde posso encontrar temas ligados ao pensamento pedagógico grego para uma apresentação de didática na faculdade?
Onde posso encontrar temas ligados ao pensamento pedagógico grego para uma apresentação de didática na faculdade?
Há duas respostas possíveis para a sua pergunta e, como não sei qual prefere, vou dar-lhe algumas indicações nos dois aspectos. Um relaciona-se com bibliografia sobre educação na antiguidade e aí há duas obras, pelo menos, que podem ser consultadas:
– JAEGER, Werner, Paideia. A Formação do Homem Grego (tradução de Parreira, Artur M.), São Paulo, Martins Fontes, 1995.
– MARROU, Henry-Irenée, Histoire de l'Éducation dans l'Antiquité, Paris, Éditions du Seuil, 1948 (também há uma tradução portuguesa desta obra, numa edição do Brasil, mas não tenho a referência).
Além destas, outras obras podem ser consultadas, muito embora não estejam especificamente ligadas à formação do homem grego:
– HAVELOCK, E. A., A Musa Aprende a Escrever (tradução de Santa Bárbara,
Maria Leonor; revisão científica de Santos, José Trindade), Lisboa, Gradiva,
1996. Este livro foca a importância da oralidade na transmissão do
conhecimento.
– ROBIN, Léon, La Pensée grecque et les Origines de l'Esprit scientifique,
Paris, Éditions Albin Michel, 1973.
– ROMILLY, Jacqueline de, Le Trésor des Savoirs Oubliés, Paris, Éditions de
Fallois, 1998.
– SNELL, Bruno, A Descoberta do Espírito (tradução de Morão, Artur), Lisboa,
Edições 70, 1975.
Há alguns estudos mais específicos sobre educação na Antiguidade, mas Marrou apresenta belíssimas indicações bibliográficas.
A outra possibilidade de resposta consiste em referir alguns aspectos e autores que podem ser focados relativamente a este tema. Esses podem ser focados de diversas maneiras: a sua apresentação pode incidir sobre a educação em geral numa determinada época e aí pode focar os poemas homéricos, dado que no Canto IX da "Ilíada" temos algumas considerações sobre o tipo de educação que se esperava que o herói recebesse; também na "Odisseia", os quatro primeiros cantos são de dedicados a Telémaco e podem ser considerados como o último passo na sua formação como homem.
Outra possibilidade é Hesíodo, poeta didáctico por excelência. Em ambas as obras ele transmite conhecimentos (como surgiram o mundo e os deuses, na "Teogonia") e valores (a importância do trabalho e da justiça, em "Os Trabalhos e os Dias").
Entre os poetas da época arcaica, podemos salientar Arquíloco, Píndaro ou Teógnis, visto que todos eles nos transmitem uma visão muito pessoal sobre o mundo e a formação dos jovens.
No entanto, não devemos descurar a clara distinção existente entre dois tipos de educação: a espartana e a ateniense; ou ainda, as alterações que a educação sofreu no período helenístico, onde se verificou, primeiro, uma tendência para cimentar bem a cultura geral do jovem, a tendência para o "enciclopedismo"; em segundo lugar, temos nessa mesma época a tendência para a especialização, dado que o jovem não tem obrigatoriamente dois anos de efebia, como na Atenas do século V, a par de uma descentralização do saber:
Atenas não é o centro cultural do mundo grego, pois para aí dirigem-se as pessoas que se querem dedicar à filosofia e à retórica, por exemplo. A par de Atenas surgem outros centros importantes, como Rodes, Alexandria, Pérgamo.
Para além dos aspectos referidos, que mais não são do que sugestões, ainda é possível focar a importância que os filósofos, nomeadamente os Sofistas e Platão, tiveram na educação, ou historiadores como Políbio.
Não sei se era esta a informação pretendida, mas se não for há sempre a possibilidade de voltar a perguntar, talvez de um modo mais específico.