Escreve-se assim, com hífen e acento agudo no primeiro elemento, porque esta palavra é formada por elementos foneticamente distintos: pára e quedista.
Pára-pente - falta-nos uma frase bem clara em que entre esta palavra para nos podermos pronunciar com segurança. Mas se for formada à semelhança de pára-quedista, como parece, escreve-se como indicamos. Agradecemos, porém, que nos envie uma ou mais frases em que pára-pente se apresente com significado bem claro.
N. E. (9/10/2015) – Em consonância com o Acordo Ortográfico de 1990 (Base XV, 1, Obs.), a maioria dos vocabulários ortográficos substituem as antigas grafias pára-quedas e pára-quedista por, respetivamente paraquedas e paraquedista; cf. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras; Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Porto Editora (disponível na Infopédia); Vocabulário Ortográfico Atualizado da Língua Portuguesa (Academia das Ciências de Lisboa). Observe-se, no entanto, que o Vocabulário Ortográfico do Português (Portal da Língua) e Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa (Instituto Internacional da Língua Portuguesa) registam quer paraquedas e paraquedista quer para-quedas e para-quedista (com hífen, mas sem acento agudo no elemento para, conforme dispõe o novo acordo na sua Base IX, 9).