Dizem as gramáticas que o vocábulo tórax é uniforme quanto ao número: o tórax, os tórax. O mesmo se dá com com os compostos, cujo último elemento é tórax, como, por exemplo, pneumotórax. Também possuem a mesma forma, para o singular e o plural, o/os ónix, a/as fénix.
O Sr. Dr. Pedro Pinto tem toda a razão para perguntar qual o plural de tórax, porque, segundo temos investigado, devem ser muito poucos os médicos que não dizem os "tóraxes". E se o Dr. Pedro Pinto puder ajudar-nos, ficaremos muito gratos. Iria perguntando aos colegas como dizem o plural de tórax e depois informava-nos: De tantos médicos a quem perguntei como fazem o plural de tórax, só tantos diziam os tórax.
Sabemos que as línguas estão sempre em transformação. Sabemos também que é fortíssima a tendência para distinguir o plural do singular pela flexão em número. Daqui o dizer-se "os tóraxes".
Por ora, é muito difícil e arriscado dizer qual o plural do tórax, porque o que está fixado é os tórax. Só com o decorrer do tempo e o evolucionar da língua, podemos verificar se se fixou definitivamente "tóraxes".
Coisa diferente aconteceu com fax, palavra moderníssima. Entrou o singular fax e o plural "faxes". Entrou… e certamente fica.