DÚVIDAS

Os coloquialismos «toda vida que» e «tudo que»

Gostaria do parecer dos amigos em relação ao seguinte fato: desde muito cedo mesmo, antes de entender um pouco de gramática, sempre ouvi expressões como "toda vida que", "tudo que" para expressar uma ideia de tempo futuro.

Após aprender um pouco de gramática na escola é que entendi que tais expressões fazem parte da classe das conjunções temporais, porém não encontrei nenhuma referência sobre as referidas locuções em nenhuma das fontes que consultei, embora eu perceba que o uso no cotidiano é bem corriqueiro, sendo inclusive bastante utilizado por minha professora de língua portuguesa:

«Toda vida que preciso de dinheiro emprestado, corro para casa de meus pais» (todas as vezes que).

«Tudo que esta tempestade cessar, irei embora daqui» (assim que).

Assim, por gentileza, poderiam me informar se há algum registro em alguma fonte (gramáticas, dicionários ou obras literária) ou seria apenas um regionalismo aqui no Brasil?

Obrigado.

Resposta

As locuções conjuntivas temporais "toda vida que" e "tudo que", exemplificadas pelo consulente, são próprias da linguagem coloquial, e não da linguagem culta. 
 
Não foram encontrados registros delas em gramáticas normativas ou descritivas, tampouco em dicionários ou em obras literárias.
 
As raras referências encontradas no Corpus do Português (em linguagem jornalística) refletem usos regionais, de fala espontânea.
 
Sempre às ordens!
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa