DÚVIDAS

Orações causais negativas

Tenho uma dúvida sobre a ordem de palavras em orações causais negativas. Sou estudante de Português. Minha professora rejeitou oração #1 abaixo e corrigiu com #2. Com isso eu deduzi que nesse tipo de oração, o "não" deve sempre anteceder a palavra "porque" como "não porque".

1. *"Não jogo com vocês porque esteja aborrecido."

2. Jogo com vocês mas não porque esteja aborrecido.

No entanto, eu encontrei um exemplo na revista brasileira "Veja" com separação de "não" e "porque", #3:

3. [Veja] Fernando Henrique não embarcou para a Índia porque tivesse uma agenda muito clara para tratar com o governo daquele país. (No contexto, ele de fato viajou a Índia sem motivo claro.)

Será que existe uma regra sobre o comportamento de "não" e "porque" em este tipo de oração?

Resposta

Parece-me que a professora não tem razão, porque o sentido das duas frases é diferente, no meu entender; portanto, não se trata da posição do não, depende do que se quer dizer. A frase número 3 é de outro tipo ainda.

Se não, vejamos: na 1ª., não joga mesmo, mas não quer dizer que seja por estar aborrecida. Na 2 ª. joga, mas não é por estar aborrecida, ou seja só para se distrair. Na 3 ª. , Henrique embarcou embora o motivo não fosse claro.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa