O zulo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O zulo
Gostaria de saber as características fonéticas da língua zulo. Onde é falada e por quantas pessoas aproximadamente.
Lucila Stopa Fonseca Fonoaudióloga Brasil 5K
O zulo era falado há vinte anos por dois ou três milhões de indígenas (conforme as fontes) da República da África do Sul, da antiga Rodésia, do Maláui e da Tanzânia.
Possui três cliques (dental, cerebral e lateral), com 24 variantes, e dois tons com valor fonológico. Muitas palavras são polissilábicas. As palavras com mais de três sílabas têm dois acentos: um principal, na penúltima, que alonga a vogal, e outro secundário, que cai em cada 2.ª sílaba, começando na penúltima. A quantidade vocálica tem papel fonológico. O bosquímano e o hotentote influenciaram o zulo na estrutura fonética, fornecendo-lhe os cliques.

F. V. Peixoto da Fonseca