DÚVIDAS

O valor dos sufixos -itude e -idão

Gostaria de saber se existe alguma diferença semântica entre os sufixos -itude e -idão, como no caso amplitude/amplidão.

Resposta

Tanto o sufixo -idão (podridão, gratidão, mansidão, amplidão) como o sufixo -itude (plenitude, amplitude, altitude, magnitude) fazem parte dos sufixos nominais que «formam substantivos de adjetivos, [sendo] os substantivos derivados, geralmente, nomes abstratos, [que] indicam qualidade, propriedade, estado ou modo de ser» (Cunha e Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Sá da Costa, 2002, p. 97).

Não há, portanto, qualquer distinção semântica entre esses dois sufixos, pois tanto um como outro formam nomes abstratos de valor idêntico (qualidade, propriedade, estado ou modo de ser) a partir de um adjetivo. No caso dos nomes/substantivos amplitude e amplidão, os respetivos sufixos indicam qualidade:

Ampl(o) + -itude = amplitude (= amplidão; extensão)

Ampl(o) + - idão = amplidão (= amplitude; extensão; vastidão; qualidade do que é amplo).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa