O uso de «no qual», «do qual» e «em que» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O uso de «no qual», «do qual» e «em que»

Tenho dúvidas quanto ao uso dos termos: «no qual», «do qual», «em que».

A frase abaixo está correta?

«Reprise do programa Mega Senha do qual participei.»

Obrigado!

Izaque Martins Vendedor Santo André, Brasil 10K

A frase «Reprise do programa Mega Senha do qual participei» está correcta, assim como são, igualmente, legítimas as outras duas construções indicadas pelo consulente:

«Reprise do programa Mega Senha no qual participei»
«Reprise do programa Mega Senha em que participei.»

 

O uso de tais expressões depende, sempre, da regência ou da sintaxe dos verbos. Ora, o verbo participar, com o sentido de «tomar ou ter parte; partilhar», pode construir regência com duas preposições: de e em.1

A possibilidade de utilização de qualquer uma das duas preposições2, o que pode criar dúvidas, levou Celso Pedro Luft, em Dicionário Prático de Regência Verbal (São Paulo, Ática, 2003, p. 391), a apresentar-nos os dois casos nas seguintes construções:

«Participar das (ou nas) alegrias de alguém»
«Participar de uma (ou numa) discussão»
«Participar dos (ou nos) lucros e perdas»
«Participar de (ou em) trabalhos».

Em sintonia com Luft, outros exemplos são-nos fornecidos pelo Dicionário Sintáctico de Verbos Portugueses [Winfried Busse (coord.), Coimbra, Almedina, 1994, p. 325]:

Participar + preposição em:
«A reunião em que participou o governador militar de Lisboa não foi uma reunião de amigos.»
«Portugal é um dos países que participaram num exercício destinado a treinar a capacidade da OTAN para a gestão da crise.»
«Quis que todos participassem nas vantagens.»

Participar + preposição de:
«Também participámos da discussão, embora sem termos direito a voto.»
«Quis que todos participassem das vantagens.»
«Nós participamos da sua dor neste momento.»



1  Com o sentido de «dar parte», «fazer saber», «anunciar», «comunicar», o verbo participar (transitivo directo e indirecto) rege-se com a preposição a: «Participou a decisão, a mudança, a renúncia, a nova residência», O ministro participou ao presidente a sua intenção de se retirar do governo».

2 Celso Luft esclarece-nos sobre a legitimidade do uso das duas preposições, ao explicitar que «a preposição de se deve ao seu sentido partitivo e em por causa da locução tomar parte.» (idem, p. 391)

Eunice Marta
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: preposição