DÚVIDAS

O significado do vocábulo despiciendo

Sou advogado recém-formado mas atuante. No exercício da profissão, deparei-me com a palavra «despiciendo», mas no contexto não consegui achar um significado.
Procurei então em alguns dicionários, porém, sem êxito.
Gostaria de saber se realmente existe tal vocábulo, se assim posso chamar, na língua portuguesa.
Desde já, obrigado.

Resposta

Se consultar, por exemplo, o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Editora Objetiva, Rio de Janeiro), encontrará o que pretende saber: «despiciendo. 1 que deve ser desprezado por inútil, errôneo, etc. ("o virtuema é o elemento despiciendo de uma definição de dicionário"), 1.1 merecedor de desdém; desprezível; desdenhável ("o lucro fora pequeno mas não despiciendo").» E lá se regista, também, a etimologia de despiciendo: proveio do latim 'despiciendus, a, um', «que deve ser desprezado», gerundivo de 'despicere', «olhar de cima para baixo, desprezar». O Houaiss, como excelente dicionário que é, ainda lhe dá vários sinónimos possíveis: desdenhável, despicativo, desprezativo, desprezável, desprezível, desprezivo, lançadiço, menoscagável, menosprezável, menosprezível, etc. Citei o Houaiss como poderia ter citado qualquer bom dicionário editado aí no Brasil ou em Portugal.

P. S. – Da mesma família de despiciendo, temos o também adjectivo despiciente: do latim 'despiciens, -tis' , particípio passado de 'despicere', «que revela desdém, desprezo»; «que não dá importância ou valor». O mesmo que «desdenhoso». («Ela disse, em tom despiciente, que tanto lhe fazia.») E há, ainda, o advérbio despicientemente (in Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa