Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O significado de holístico

Gostaria de saber o significado da palavra holístico. Apesar de não encontrar o significado nos dicionários, tenho lido diversos artigos sobre o assunto.

Maria Luísa Matos Portugal 1K

O Dicionário Houaiss (brasileiro) regista a palavra holístico e diz que é «relativo a holismo; que busca um entendimento integral dos fenômenos». Por sua vez, o holismo é a «abordagem, no campo das ciências humanas e naturais, que prioriza o entendimento integral dos fenômenos, em oposição ao procedimento analítico em que seus componentes são tomados isoladamente [Por ex., a abordagem sociológica que parte da sociedade global e não do indivíduo]». Como termo da medicina e da psicologia, trata-se de «doutrina médica e escola psicológica que considera os fenômenos biológicos e psicológicos como totalidades irredutíveis à simples soma de suas partes». E, «na filosofia da linguagem, teoria que considera o significado de um termo ou sentença unicamente compreensível se for considerado em sua relação com uma totalidade lingüística maior, através da qual adquire sentido».

Carlos Marinheiro