DÚVIDAS

«O possível» ‘vs.’ «os possíveis»

É vulgar, e em minha opinião erro crasso, para não dizer crassíssimo, dizer-se: «os possíveis» (seria, assim, «o», artigo definido, e «possíveis», um substantivo?) Ora o «possível» não é substantivo algum! Antes é adjectivo. O correcto, em minha opinião, é: «O possível» = «aquilo que é possível»! «O» é pronome demonstrativo – «aquilo» (não substantivo); «Possível» é invariável! Não admite plural. Creio não estar errado! No vosso programa da TV e RDP, não poderiam falar sobre o assunto? É que muitos locutores caem neste erro, e este erro enxameia os cartazes! Grato.

Resposta

O adjectivo possível pode ser substantivado, o que permite construir uma expressão como «o possível». Ora o está a determinar possível; é, portanto, um artigo definido. Por outro lado, nada há, do ponto de vista morfossintáctico, que impeça a formação do plural: «os esforços possíveis»/«os possíveis». Mas do ponto de vista do sentido, também não encontro impedimento para o emprego do plural: se digo «fiz os esforços possíveis», também enuncio uma frase como «fiz os possíveis», a subentender «esforços». Não é, portanto, incorrecto passar a expressão «fazer o possível» para o plural – «fazer os possíveis».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa