O nome do número 1 seguido de cem zeros - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O nome do número 1 seguido de cem zeros

Como deveríamos na língua portuguesa dizer o número 1 seguido de cem zeros, ou seja googol? Existe alguma grafia padronizada em português europeu para esta unidade (10^100)?

Agradecido de antemão.

Filipe Pimentel Estudante Lisboa, Portugal 5K

O googol 10 elevado a 100 (matematicamente 10100, ou, em grafia simplificada, 10^100) está traduzido em português por gugol, embora gúgol seja aportuguesamento possível.1

Na prática significa um número quase infinito.

De facto, considerando que um ano-luz (espaço que a luz leva a percorrer num ano) são cerca de 9,4 × 10^12 km (e = vt: 300 000 km/s × [365 dias × 24 h × 3600 s]), a imensidão do Universo, com uma extensão actual presumível de cerca 15 000 milhões de anos-luz, terá uma extensão da ordem de 10^23 km.

Repare-se que os aumentos exponenciais trazem surpresas: aumentar, na base 10, uma unidade ao expoente significa multiplicar a grandeza por dez, e assim sucessivamente. A propósito do momento económico-financeiro actual, lembra-se que um aumento exponencial com base 7% (ex.: mínimo do PIB actual na China) representa uma duplicação da grandeza em só dez (10) anos...

1 N.E. É também mais adequado do ponto de vista da atribuição do acento, uma vez que em googol a sílaba tónica é a penúltima, goo-.

Ao seu dispor,

D´Silvas Filho
Tema: Línguas de especialidade Classe de Palavras: substantivo