O gentílico de Nariz (Aveiro, Portugal) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O gentílico de Nariz (Aveiro, Portugal)

Como deverão ser chamados os habitantes e/ou nascidos na localidade de Nariz (Aveiro)? Julgo que existem várias possibilidades, mas qual a mais correcta? "Naricences"? "Narienses"? "Narizenses"? Outra?

Augusto Abade Biólogo Aveiro, Portugal 5K

No portal de Nariz, declara-se que o gentílico respetivo é naricense. Além disso, atribui-se a origem do topónimo ao nome de S. Pedro de Náris (ver também blogue Sarrabal), do qual, presume-se, seria adaptação popular. Contudo, não encontro explicação sobre a proveniência ou a localização desta forma "Náris", nas fontes a que tenho acesso. O mais que acho é por intermédio de José Pedro Machado, no seu Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, onde o verbete correspondente a Nariz, confirmando a sua localização no distrito de Aveiro e também na Madeira (nome de um baixio) e em Santiago do Cacém (Narizes), apenas relaciona o topónimo ao substantivo comum nariz. Em conclusão, não se sabendo qual a etimologia do topónimo em apreço, aceito e recomendo, por enquanto, a forma proposta pelo referido portal.

Carlos Rocha