O dengue - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O dengue

Sou revisora de um jornal local em Cascavel, no Paraná.

Estou em dúvidas quanto a usar o termo "a dengue", no feminino, para referir-se à virose hemorrágica e "o dengue", no masculino, para faceirice, dengo, segundo os manuais de redação e estilo de dois grandes jornais do país. Porém, de acordo com um material da área da Saúde, dá conta que o correto é "o dengue" para designar a doença, pois a palavra vem do espanhol "o deng" em despeito de a maioria usar "a dengue".

Aguardo breve retorno.

Atenciosamente.

Joana Cordeiro Brasil 1K

Só encontrei o género feminino para a doença na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, que considera espanhol o termo. Em espanhol ele é masculino, bem como nos dicionários portugueses e no brasileiro (Novo Aurélio) que consultei. Nuns o étimo é considerado obscuro, e noutros apontam-se origens fantasiosas. Em espanhol (estou a corrigir o que se lê na pergunta) é «el dengue». Sigo a maioria, quanto ao género, tanto mais que o outro dengue, masculino para todos (= denguice), é capaz de ser a mesma palavra, e o seu étimo talvez seja o que se lê no Dicionário da Porto Editora, um remoto quimbundo «ndengue», «menino; manha de menino».

N. E. (2/4/2013) – Em dicionários mais recentes e mesmo em documentos produzidos por entidades oficiais (cf. Direção-Geral de Saúde, s.v. dengue, febre de), o nome da patologia em questão tem género feminino. A mesma forma lexical usa-se no género masculino quando significa «requebro» e é sinónimo de denguice (Cf. dicionário da Porto Editora, na Infopédia, e Dicionário Houaiss).

F. V. Peixoto da Fonseca