Nacionalidade: Brasileiro/Brasileira? - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Nacionalidade: Brasileiro/Brasileira?

Gostaria de saber qual a forma correta, quando do preenchimento do campo "Nacionalidade" num formulário. Se a pessoa for do sexo masculino a nacionalidade deverá concordar com o sexo da pessoa ou com o gênero (feminino) da palavra nacionalidade? Sou brasileiro e nesse caso deveria eu assim proceder:

Nacionalidade: Brasileiro ou

Nacionalidade: Brasileira?

Qual a concordância correta? Mestre Napoleão Mendes de Almeida em seu livro "Dicionário de Questões Vernáculas" ensina que nesse caso a concordância deve ser feita de acordo com o sexo da pessoa. Qual a vossa opinião?

Grato pela atenção e felicitações pelo magnífico trabalho!

Rafael Humberto Scapin Doutorando em Física Computacional Descalvado, SP, Brasil 5K

Num texto, não há dúvidas: Fulana é de nacionalidade brasileira e Beltrano de nacionalidade brasileira. No formulário, também deveria ser assim. Mas parece-me que Napoleão Mendes de Almeida tem razão. Perante um desses formulários, os indivíduos de género masculino fazem geralmente a concordância com o género deles e não com o da palavra nacionalidade. Não fica bem a um homem declarar que é mulher. Respeitando a honra do macho, diria tratar-se, pois, de concordância facultativa.

João Carreira Bom