Ministra - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Ministra

Encontrei a palavra «ministra» num texto antigo, e não consigo determinar o significado exacto. Só sei que não é «ministra» no sentido de membro do governo nem nos que encontrei no dicionário da Porto Editora: «...esposa de ministro; medianeira; roda que, nos conventos, passava a comida da cozinha para o refeitório; utensílio de madeira com um entalhe em que os sapateiros resguardam o fio da faca.» Que mais sentidos pode ter esta palavra?

Beatriz estudante Lisboa, Portugal 3K

No dicionário brasileiro Aurélio, além dos significados da palavra ministra que menciona na pergunta, encontrámos os seguintes: «Religiosa franciscana que desempenha na ordem um cargo superior» e «espécie de sopa italiana; minestra».

João Carreira Bom