Poderá consultar um dicionário de termos linguísticos, uma boa gramática e obras de introdução aos estudos linguísticos, que, em qualquer delas, encontra a explicação destes termos, bem como bibliografia útil.
Sumariamente, e de acordo com o Dicionário de Termos Linguísticos, da Associação Portuguesa de Linguística:
a) Língua é um sistema de comunicação verbal que se desenvolve espontaneamente no interior de uma comunidade. Na perspectiva de Saussure, a língua opõe-se à fala e designa o sistema de signos partilhado por uma comunidade de falantes.
b) Fala, na perspectiva de Saussure, é um termo que se opõe a língua e designa a realização individual de enunciados em situação de comunicação.
c) Escrita é um sistema de sinais convencionados por uma comunidade, destinado à fixação da linguagem num suporte material.
d) Dialecto – trata-se de cada uma das subdivisões que se podem aplicar a uma determinada língua, tomando por critério a região geográfica ou a camada social a que pertencem os falantes.
e) Idiolecto é o sistema linguístico de um indivíduo; são os hábitos discursivos de um indivíduo, realizados numa variedade específica, num dada período de tempo.
f) Variante é a forma linguística que representa uma das alternativas possíveis para a expressão, num mesmo contexto, de um determinado elemento fonológico, morfológico, sintáctico ou lexical. A variante pode ser prestigiada (valorizada, aceite como culta, respeitada), ou estigmatizada (considerada feia, reprovável, de mau gosto, de baixo nível), pode corresponder à norma padrão ou afastar-se dela.