DÚVIDAS

Hipercorrecção

Gostaria de saber se podem me ajudar a encontrar o termo usado para designar o «excesso de correção que leva ao erro». Em nossa língua é comum trocar-se o "e" pelo "i" (por exemplo, teste –> testi, peru –> pirú, leite –> leiti, ataque –> ataqui) e o "o" pelo "u" (tudo –> tudu, papo –> papu, botão –> butão). Isto só é menos comum no sul do Brasil. Aí já constatei o «excesso de correção» levar a erros do tipo transformar "diferente" em "deferente"... Como se chama esta alteração?

Lembro-me vagamente de ter apreendido isto no ginásio ou no segundo grau...

Obrigado!

Resposta

O fenómeno a que se refere denomina-se hipercorrecção [ou ultracorrecção] e consiste na tentativa de corrigir uma palavra que está, efectivamente, bem escrita, substituindo-a por uma palavra errada.

Os casos que apresenta não são casos de hipercorrecção. Podem ser maneiras regionais de pronunciar as palavras, ou, simplesmente, tentativas de pronunciar as palavras de maneira a aproximar a sua forma oral da sua forma escrita.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa