Gouvarinhar - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Gouvarinhar

Qual significado da palavra?
Existem alguns verbos criados por esta palavra?
Muito obrigado.

José Prata Portugal 4K

Esta forma verbal comparece no capítulo V d'Os Maias, em fala de Ega ao amigo Carlos, quando lhe propõe ir visitar o casal Gouvarinho: «[...] Terça-feira vou-te buscar ao Ramalhete, e vamo-nos "gouvarinhar"» (Edição Livros do Brasil, s. d., p. 135).
A condessa, inglesa de 33 anos, de «apetite perverso e requintado», assedia Carlos, a quem é apresentada por interposto Ega, num intervalo do São Carlos. Visita-o, depois, no seu consultório do Rossio (pretextando doença do filho), com que se inicia uma relação amorosa de três semanas. Interessada, propõe, mesmo, a fuga. Ao saber de Maria Eduarda, rompe com o amante.
De facto, Ega faltara à promessa de o ir buscar «para se irem gouvarinhar»; e, quando Carlos encontra o amigo, antes de irem assistir aos Huguenotes, «perguntou, rindo, ao Ega:
– Então, quando nos "gouvarinhamos?"» (p. 141)
A forma é, pois, «gouvarinhar-se» ou «ir-se gouvarinhar»: associada ao «empenho» da condessa, passa a significar mais do que simples conhecimento ou visita à casa da dita; na verdade, será, para Carlos, estabelecer uma relação amorosa com a condessa de Gouvarinho. Hoje, por extensão, poderíamos dicionarizar a fórmula como "ter uma relação amorosa com mulher casada".

Ernesto Rodrigues