DÚVIDAS

Formação da palavra imexível

Gostaria de saber qual o processo de formação da palavra “imexível”. Prefixação, pois deriva de “mexível” (palavra existente no Dicionário Houaiss)? Ou parassíntese (derivada de “mexer”)? Ou uma palavra que não é reconhecida por não ter sido incorporada pelo uso à língua portuguesa?

Resposta

Tanto as palavras mexível como imexível se encontram atestadas no Dicionário Houaiss, com os seguintes significados: mexível: «que pode ser mexido» imexível: «que não se pode mexer» A palavra imexível é, assim, formada por prefixação: o prefixo i(n)- junta-se à base adjectival mexível. Só seria considerada uma palavra formada por parassíntese se para derivar o verbo mexer fosse necessária a junção simultânea de um prefixo e de um sufixo, o que não acontece, visto este verbo poder ser derivado por apenas um sufixo, como o comprova a atestação da palavra mexível (mexer + vel).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa