Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Fonotáctica

Eu sou estudante de graduação.

O que é a fonotáctica e o que significam os sinais < e > nela?

Edina de Lima Espanha 1K

No Dicionário de Termos Linguísticos, fonotáctica define-se do seguinte modo: «Termo usado em fonologia para referir a organização específica, ou o comportamento táctico, de sons ou fonemas que podem ocorrer numa língua. Em português, por exemplo, sequências consonânticas tais como /fs/ e /spm/ não ocorrem em posição inicial de palavra. Estas restrições podem ser declaradas em termos de regras fonotácticas.»

Tanto quanto sei, os parênteses em ângulo não são específicos nem pertencem à fonotáctica. São usados para representar a forma gráfica das palavras, digamos que em oposição aos parênteses rectos, utilizados para representar a sua pronúncia; p. ex.: e ['mũdu].

Carlos Rocha