DÚVIDAS

Evolução da Língua

Existem muitas provas de que a Língua é viva, segundo intelectuais.

Gostaria de obter provas científicas e históricas desta verdade. Por exemplo sei que já se falou:

Vossa mercê

Vós micê

Suncê

Você

E hoje até se fala ocê e cê...

Não me satisfaço sabendo disso. Queria saber em que datas, respectivamente, as palavras foram usadas, e além disso outros exemplos do desenvolvimento e morte de palavras em nossa língua.

Muito grato,

Resposta

Caro Consulente, o que nos solicita não é a resposta a uma dúvida, mas a transcrição de um tratado sobre as mutações da Língua Portuguesa no Brasil.

Por isso, sugerimos que, na biblioteca da sua escola, consulte obras sobre a história da nossa língua comum. Por exemplo, o Dicionário Etimológico Nova Fronteira, de Antônio Geraldo da Cunha (livro editado no Rio de Janeiro), indica o ano em que cada palavra foi dicionarizada pela primeira vez. No caso vertente, é indicado o ano de 1813 para o aparecimento de «você».

Este pronome pessoal de tratamento provém da expressão «Vossa Mercê», passando por: vossemecê ( ainda hoje usado nos meios rurais portugueses), vosmecê (usado apenas no Brasil, ao que creio) ou vomecê (usado em Portugal).

Quanto a outras formas ainda mais contractas, como as que refere, nada lhe sei dizer a não ser que se tratará de formas populares ou de regionalismos do Brasil, desconhecidas em Portugal.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa