DÚVIDAS

Entusiasmo, segundo Rousseau

Sobre a etimologia da palavra entusiasmo (cf. resposta de Ciberdúvidas, 28/06/00), gostaria de remetê-los à interpretação de Rousseau, cujo teor, resumidamente, é o seguinte:

Entusiasmo = Com Deus em si (no sentido de: Deus invade o espírito de quem se sente... entusiasmado). Ainda que se trate – com alguma boa vontade – de um quase sinônimo / sinónimo da versão registrada pelo Dicionário da Porto Editora ("inspiração divina"), a idéia / ideia de Rousseau traz o benefício de acrescentar, a esta bela palavra, a carga poética que merece.

Resposta

É possível que se não trate só de carga poética. A sua observação levou-me a consultar o Dicionário Etimológico de Antônio Geraldo da Cunha (Nova Fronteira, Rio de Janeiro):

O primeiro registo do substantivo entusiasmo e do verbo entusiasmar (incluindo o part. pass. entusiasmado) só ocorreu em 1813, na 2.ª edição do Dicionário de Morais, apesar de já haver notícia do substantivo entusiasta desde o século XVII.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa