DÚVIDAS

"Enfermagético"

Sou enfermeiro, docente numa Escola Superior de Enfermagem, e estou neste momento envolvido numas jornadas académicas desta mesma escola, nas quais apresentarei uma comunicação. Acontece que a expressão, que usei para designar o tema a apresentar, suscitou algumas dúvidas quanto à legitimidade de construção de uma palavra que pretenderia tornar evidente o fulcro da comunicação.
A intenção é a de falar sobre a especificidade da forma como o enfermeiro lida com a pessoa a quem presta cuidados. Neste sentido utilizei a expressão: "O olhar enfermagético sobre a pessoa". Parti do princípio que o sufixo ico designaria algo de específico relativamente à enfermagem.
A minha questão é, pois, a seguinte: será legítimo da minha parte criar esta palavra, tendo em atenção que se passa num contexto muito específico e quase técnico?

Resposta

Este neologismo é formado de enfermage(m) + t + -ico. O elemento -ico é um sufixo que indica participação, referência, ligação. O t é uma consoante de ligação. Liga enfermage(m) ao sufixo. A palavra não está mal formada. É talvez uma palavra esquisita pela sonoridade e por ser um tanto longa. O vocábulo enfermágico talvez fosse preferível.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa