O problema que aqui se apresenta está relacionado com a pronúncia do Latim. Trata-se de uma questão que não é fácil de resolver, pois dificilmente poderemos ter certezas absolutas sobre o assunto. Há para o Latim três pronúncias possíveis:
-
pronúncia eclesiástica: pronúncia usada pelo clero (ainda hoje) e que se aproxima da pronúncia italiana, partindo do pressuposto que habitando o território em que nasceu a língua latina estarão mais próximos da pronúncia do Latim. Não é exacto, porque não tem em conta que qualquer língua sofre evoluções fonéticas relevantes, mas é semelhante ao pressuposto dos Gregos relativamente à pronúncia do Grego clássico. De acordo com esta pronúncia, "ecce", pronunciar-se-ia 'etche' (peço desculpa pela grafia, que não é a mais correcta, mas é só para dar uma ideia aproximada);
-
pronúncia tradicional: tem em conta o que se pensa ter sido a pronúncia do Latim na Idade Média e ao mesmo tempo a pronúncia de certas consoantes nas línguas românicas, como o Português e o Francês. Neste caso, "ecce" lê-se exactamente como se escreve, com 'c', como diz a consulente;
-
finalmente, chegamos à pronúncia restaurada. Pensa-se que seja esta a pronúncia mais próxima do Latim falado há mais de 2000 anos. Baseia-se no conhecimento que temos de Gramáticas Latinas desse período, em textos de autores dessa época, como Cícero, nas inscrições (mais precisamente na grafia usada nas inscrições) e até nos grafiti da época, e ainda na comparação com as outras línguas indo-europeias. Há vários estudos sobre o assunto e, embora não seja possível, como já disse, ter a certeza absoluta de qual seria a pronúncia usada pelos Romanos, esta será a que mais se aproximará da pronúncia do Latim clássico (realço, isto, porque esta pronúncia já não se aplica ao Latim Medieval, por exemplo). Neste caso, as letras são pronunciadas exactamente de acordo com o seu valor: uma dental é sempre dental, uma sibilante sempre sibilante, uma gutural sempre gutural, etc., independentemente da posição que ocupe na palavra. Neste caso, a consoante geminada de "ecce" é pronunciada como gutural que realmente é ou, nas palavras da nossa consulente, com 'q'.
Qualquer destas três pronúncias é aceite para o Latim e não vale a pena dizer que alguma está errada e a outra certa, porque todas têm bons argumentos a seu favor (e mesmo contra) e todas tiveram as suas épocas de uso pelos falantes.