DÚVIDAS

«e» rizotónico de fechar e chegar

No caso do verbo 'fechar', a última vogal do radical, 'e', quando tónica nas formas rizotónicas, é articulada [ ], isto é, um 'e' aberto. Entretanto, quanto ao verbo 'chegar', a vogal é pronunciada [e], um 'e' fechado, quando nela recai o acento.

A minha pergunta é: qual será a pronúncia da úlltima vogal do radical dos seguintes verbos, nas formas rizotónicas. Por outras palavras, seguem o exemplo do verbo fechar ou do verbo chegar?

Abarregar, agregar, borregar, desarrenegar, empegar, empregar, entrerregar, pespegar, petegar, recarregar, reempregar, sonegar, trafegar.

Resposta

Na pronúncia de Portugal, o e rizotónico de fechar e de chegar, ambos eles são fechados: eu fecho, tu fechas, ele fecha, eles fechem (sempre ); eu chego, tu chegas, ele chega, eles cheguem (sempre chê). São sempre fechados, quer no presente do indicativo, quer no presente do conjuntivo.

Mas na pronúncia de Lisboa, que não é a melhor, o verbo fechar, nestas mesmas formas, pronuncia-se assim: eu feicho, tu feichas, ele feicha, eles feicham; o mesmo no presente do conjuntivo.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa