DÚVIDAS

Despesismo "vs" desorçamentação

No "Diário de Notícias" do dia 13 de Março de 1998, encontrei na primeira página as seguintes palavras que não encontro em dicionário.
- despesismo
- desorçamentação
Será que existem estes termos?
Suspeito pelo sentido o que se pretendia dizer mas se não existem formalmente é pratica desaconselhada num país ainda com tanta necessidade de educação da língua.

Resposta

Tais palavras fazem parte do dialecto iniciático conhecido como economês – sobre o qual até já existe um comentário na rubrica Diversidades, aqui em Ciberdúvidas.

Vamos por partes. Vejamos se eu entendi bem.

Despesismo, nessa linguagem cifrada, seria o substantivo para designar o processo de excesso de despesas. Há outras palavras em português que signifiquem o mesmo? Gastança não dá? Acho que é pouco «chic». Que venham os economistas e comentem.

Desorçamentação vem de orçamentar – para os economistas é diferente de orçar. Orçamentar, para eles, é colocar no orçamento. E retirar do orçamento, então, deveria ser desorçamentar. Para mim, orçar é suficiente e como há o substantivo orça – acto de orçar –, em vez de desorçamentação deveria usar-se a desorça. Algum economista compra isto?

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa