DÚVIDAS

Damião de Góis

Gostaria de saber qual das duas possibilidades é a correcta, Góis ou Goes. Sou jornalista e recentemente escrevi um artigo sobre o aniversário do nascimento deste humanista. Nas informações que recebi vinha escrito Góis, assim como em várias pesquisas que efectuei. Mas o meu editor diz que sendo uma figura do século XVI, nos devemos manter fiéis à língua e escrever Goes. Na minha perspectiva pessoal, acho que é uma questão de opção pessoal. Senão também escreveríamos Luiz Camoes; se não estou em erro, era assim que se escrevia. Como ficamos então, Góis ou Goes?

Resposta

O argumento da fidelidade à língua não pode ser aqui usado porque no século XVI e nesta palavra representava exactamente a mesma sequência de sons que ói representa hoje em dia (isto é, o ditongo de hoje já era um ditongo naquela altura). A única coisa que mudou foi a consoante final, que não está em causa, e a grafia, que não é a língua, apesar de muitas vezes serem confundidas. É de notar que os nomes próprios são as palavras mais resistentes às mudanças ortográficas, por vezes mantendo grafias antigas. No entanto, tem razão quando diz que mesmo os nomes dos autores aparecem geralmente normalizados.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa