Conta-corrente - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Conta-corrente

Gostaria de saber qual a maneira correta de escrita dessa palavra que faz parte do nosso dia-a-dia. «Conta-corrente» ou «conta corrente»? Alguns dicionários trazem como correto a palavra com hífen e outros nem abordam a palavra. Eu trabalho em correções de textos para um banco e sempre tive essa dúvida. Favor me esclarecer.
Grata.

Katia Furuie Brasil 9K

Conta-corrente. Com hífen, portanto. É assim que já se encontra registado em vários dicionários, como, por exemplo, no Grande Dicionário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (edição Amigos do Livro, Lisboa), no da Porto Editora ou no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Editora Objetiva, Rio de Janeiro): «Inscrição em instituição bancária que dá direito a utilizar os serviços da mesma (p. ex., receber salário, guardar dinheiro, emitir cheques, fazer transferência de dinheiro para outro correntista, pagar fatura em sistema de débito automático, etc.)». Mas também: «Escrituração do crédito e do débito de alguém». Como outros compostos similares (conta-gotas, conta-fios, conta-quilómetros/quilômetros, etc.), a significação única obriga ao uso do hífen. A este propósito, cf. Hífen/subst. compostos/deriv. imprópria + O uso do hífen.

José Mário Costa