DÚVIDAS

Choldra

Gostaria de saber sobre o termo choudra, ouvido com muita freqüência, com sentido pejorativo, no seriado baseado na obra "Os Maias" de Eça de Queiroz que atualmente passa na TV brasileira, e que não consta do dicionário.

Resposta

O termo que se encontra registado, tanto no brasileiro Aurélio como no Dicionário da Porto Editora (português), é choldra: «Coisa imprestável, desprezível. Confusão de gente ordinária; salgalhada; mixórdia». Choldra vem do frâncico gilda, 'reunião', pelo italiano arcaico geldra, 'multidão'.

Deve ser este o vocábulo que tem ouvido, pois o sentido é semelhante. Acontece que, em muitas zonas do Brasil, «segundo a "Nova Gramática do Português Contemporâneo", de Celso Cunha e Lindley Cintra, o l final de sílaba vocaliza-se, ou seja, transforma-se na semivogal /w/: alto /'awtu/, mal /'maw/».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa