DÚVIDAS

Barroquização

Na época em que realizaram as obras na igreja da Colegiada, obras idênticas realizavam-se noutras igrejas para as adaptar às novas correntes estéticas: assim, os administradores das capelas dos absidíolos de S. Francisco não teriam tido dificuldade em adquirir e reaproveitar duas capelas góticas fora de moda, vítimas do processo de "barroquização" das igrejas então em curso".

É aceitável o uso da palavra "barroquização" neste contexto?

Resposta

Barroquização, quer no sentido de tornar semelhante ao barroco, quer no analógico de fazer outras alterações de estilo condenáveis, parece-me vocábulo bem formado, embora ainda não esteja registado.

Já agora, a propósito de barroco e do seu étimo, aproveito para dizer que tanto o Dicionário da Academia como o da Porto Editora vão buscar o termo ao francês, quando foi precisamente o contrário que se deu: baroque vem do português barroco, como se lê, por exemplo, no Petit Robert.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa