DÚVIDAS

Ainda o plural de pêra

Acerca da grafia do plural de pêra (fruto), verifiquei que alguns dicionários o apresentam sem acento gráfico (peras), mas o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, e o Grande Dicionário da Lingua Portuguesa, de Morais, por exemplo, continuam a apresentá-la com acento circunflexo (pêras), como era, aliás, de tradição. As minhas perguntas: Qual foi a autoridade reguladora da língua portuguesa que determinou a eliminação do acento gráfico no plural em questão? Houve algum acordo ortográfico ultimamente que me tenha passado ao lado?

Agradeço antecipadamente a atenção dispensada.

Resposta

Segundo as instruções para a organização do Vocabulário Ortográfico Resumido da Língua Portuguesa, que foram aprovadas pela Conferência de 1945, em VIII (Da acentuação gráfica), 31, pêra (substantivo) distingue-se de pera (preposição antiga), mas peras, o plural, não leva acento, apesar de o Dicionário da Academia o pôr erradamente. Cf. Vocabulário Ortográfico Resumido da Língua Portuguesa, Academia das Ciências de Lisboa, 1947, p. 342.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa