DÚVIDAS

A pronúncia de vereador e de vereação

A minha dúvida é acerca da pronúncia padrão (de Portugal) das palavras "vereador", "vereação" e "verear", sobretudo no que diz respeito à sílaba inicial, motivada pelo texto "Os erros de Marcelo" de Maria Regina Rocha, no Pelourinho, onde se diz que a sílaba inicial dessas palavras tem um som aberto. Já tive sotaque brasileiro e, como tal, já pronunciei (ou poderia ter pronunciado) essas palavras com "e" aberto. No entanto, hoje ninguém suspeitaria desse meu anterior sotaque e não há qualquer possibilidade de eu pronunciar essas palavras à brasileira.

Resposta

O "e" aberto referido diz respeito apenas à sílaba inicial e vem assim registado, por exemplo, no Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora (2004), e no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa (2001), como a pronúncia do português padrão.
Esclareço que não tive qualquer intenção de desvalorizar uma pronúncia em relação a outra. Apenas referi esse pormenor no texto evocado, dada a crítica feita pelo comentador.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa